30 de junho de 2009

Quero lá.. lá.. lá..iá Porque eu tô voltando!

E ao que se deve o ar da minha graça por essas bandas? Um post de reflexão barata e intimista.

Não passava das onze horas da manhã e eu fazia um esforço quase sobrenatural para recordar toda a discussão da aula matinal de hoje. Lasswell é um cara do mal. Acreditem! São teorias, funções, vértices e valores que nem o mais calejado dos professores conseguiria enfiar-nos goela abaixo. "Oh, céus, o que fazer?". Música para relaxar. Uma seleção eclética, pra não enjoar! Põe forró? Não, porque se não dá vontade de dançar e aí desconcentra! Põe Zé Ramalho, pra relembrar o show; e põe Elba e Alceu, porque são bons. Tom, Chico, Fagner (ahhh... eu acho aquela voz de taquara rachada nordestina um charme!) e põe Simone. Simone? É, hoje deu vontade de ouvir...
Toca uma, duas, três... Começa um sambinha. Eu reconheço, sei que é ela. Porque eu gosto tanto dela assim? Nem sou uma grande fã de samba... E nem de Simone. É porque lembra minha mãe em dia de domingo, quando liga o som bem alto, veste o avental, enche uma taça de vinho e começa e cantar enquanto faz o almoço? É porque a letra é gostosa e faz a gente imaginar tudo tintim por tintim? Ou é porque a letra tem todo um contexto histórico que a gente nem imagina? Ah! Sei lá!
E é nisso que eu queria fazer um gancho: uma letra que a gente nem imagina o porquê. Quem escuta acha que é só mais um amor cheio de saudades em seu regresso. Prepare tudo; deixe tudo do jeitinho que gosto; nada pode dar errado; por que eu 'tô voltando... Mas é só dar uma "googada" ( oO ) e ver que o Paulo César Pinheiro e o Maurício Tapajós não estavam só com saudades de suas digníssimas. Era uma saudade maior... Saudade de um lugar, de um povo, de sua gente, do calor, desse clima de raxar a mulêra de qualquer um, do sutaques ( doS sutaques, melhor dizendo), dos amigos, de casa, de um cheiro, de uma afago, da terra natal. Era o fim! O fim de uma época de dor e de saudades, em que tudo era trevas.
O exílio acabou!!!
Prepare tudo que eu 'TÔ VOLTANDO!!!


Um comentário:

  1. Lasswell?? Desconjura, menina! XD
    Textinho lindo, Mari! Por um momento vi você com a sua mãe lá Bahia, e quase senti o cheirinho do almoço dela (que fome!)
    Beijo!

    ResponderExcluir