29 de abril de 2009

Dois Em Um: mais do que uma simples soma!

Eu não poderia abrir nossa série de postagens de maneira melhor. Sinto-me na obrigação de compartlhar com vocês uma grande descoberta! Sim, sim, vai revolucionar o mundo! Ou pelo menos o gosto musical de alguns.

Vagando ao léu pelo sempre útil Overmundo , me deparei com duas pérolas, pedras preciosas ou raridades... Chamem como quiser! E adivinhem de onde vem a boa nova? Da Bahia, meu rei!

O que poderia sair da parceria de um produtor e músico e uma violoncelista? Dois em um, meu caro.

Ela é Fernanda Monteiro. Ele, Luis Pereira. E o Dois em Um é um projeto que vem dando muito certo. Ela trabalha na área erudita e passeia por outras bandas. Já fez show e gravou discos e dvds com Kid Abelha, Ópera do Malandro (Chico Buarque), Beto Guedes, Carlinhos Brown (com a OSBA) entre outros. Ele faz de um tudo. Foi guitarrista e compositor da banda Penélope. Compõe, produz discos e shows para vários outros artistas. Faz também trilhas para cinema, televisão e propaganda. Mas que gente boa de serviço, não?!
A idéia se alastrou pelo Orkut e pelo Youtube. Vídeos da dupla podem ser acessados facilmente (amém! rs). E depois de dar uma conferida, me pergunto: o que dizer da imagem deles no vídeo? Algo tão singelo e calmo. Um remédio para o stress do dia-a-dia. Ela é tão delicada e suave, e ele, apesar de grandão, tem uma leveza de alma sem fim.

Fernanda surpreende, a todos e a si mesma, nos vocais. Quem até então só fazia soar o violoncelo e amolecia corações, hoje toca almas com sua voz doce e tranquila. Já tem gente comparando-a a toda poderosa Nara Leão. Ui, que poder!

Luis, que canta pra lá, fez todos os arranjos e compôs a maioria das músicas. As que não são só de sua autoria, são parceria com o músico Matheus Borba. As influências são variadas, vão de Radiohead a João Gilberto, passando por Andrew bird, Stereolab, Massive Attack, Kings of Convenience, Cocorosie, Belle and Sebastian, Cat Power, Cibelle e Joana Molina, mas sempre com a marca bem pessoal do duo.
"Eu Sempre Avisei" é a que mais me encanta. Uma mistura de Roberto Carlos com Portishead que caiu bem. "E se chover?" tem no arranjo metais, xilofone e fanfarra, sem falar da melodia.

É, eles conseguiram uma mistura fina que vai dar o que falar. Espalhem aos quatro ventos e façam um bem a humanidade: refinem o gosto musical, que anda tão pobre!




'E quem puder entender, que escute!

Nenhum comentário:

Postar um comentário